Quantcast
Channel: Nem Um Pouco Épico » Desafio Mágico
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Desafio Mágico: Harry Potter e a Camara Secreta, por JK Rowling

$
0
0
TEM SPOILERS. MUITOS SPOILERS. Se por um acaso você não leu esse livro, não leia. Prometo não dar spoiler dos próximos livros, porque tem gente como a Cibele que está lendo pela primeira vez!
Todas as citações daqui foram tiradas de Harry Potter and the Chamber of Secrets, pela Bloomsburry, e de Harry Potter e a Câmara Secreta, pela Rocco. Ou seja: a tradução é a oficial.
Harry Potter é um BRUXO! Depois de um ano eletrizante em Hogwarts e a quase-volta de Você-Sabe-Quem, Harry passa um verão dos infernos com os seus tios… Os Dursley estão particularmente irritantes e Harry não tem notícia de NENHUM dos seus amigos bruxos – será que ele pode chama-los assim?
Quando uma criaturinha maluca aparece dizendo que Harry Potter não deve voltar para Hogwarts, o nosso protagonista o ignora… mas vários obstáculos se interpõem entre ele e a famosa escola de magia. E quando chega lá, coisas MUITO sinistras começam a acontecer… Por que estão atacando os “sangue-ruins”? O que diabos é essa Câmara Secreta? E por que todo mundo parece achar que o Harry é o herdeiro de Slytherin??
Quando eu li A Câmara Secreta pela primeira (e segunda e terceira) vez, sempre o considerei ligeiramente enfadonho. É injusto, na verdade, porque o próximo livro é um dos melhores e o primeiro é a introdução ao mundo. Nessa releitura, apesar de não ter mudado muito a minha opinião, aproveitei muito mais.
Eu não havia lido o livro depois que o Príncipe Mestiço foi lançado, então foi IMPRESSIONANTE o tanto de dicas que eu pesquei dessa vez. A JK Rowling é mestra em fazer isso, dizer uma coisa no segundo livro que vai ser fundamental lá na frente. Como disse antes, nada fica fora do lugar. Se algo foi mencionado, é porque ele tem importância. Ou você acha que o armário que o Harry se escondeu é só um armário? Ou você acha que o colar que “tirou a vida de nove donos trouxas até a presente data” é só um colar aleatório?
Dentro do próprio livro vemos isso. Quando Harry é salvo da casa dos Dursley no CARRO VOADOR e chega na Toca, a primeira coisa que mencionam é Gilderoy Lockhart. Mais para frente, descobrimos que ele será o professor de DCAT e que terão que comprar TODOS os livros dele (o que é uma sacanagem tremenda para os Wesley, que só tem um punhadinho de moedas de bronze no cofre =/). E aí, mais para frente ainda, descobrimos que o Gilderoy é uma MALA SEM ALÇA, literalmente. É engraçadinho ver a Hermione suspirando por ele e o Rony com ciúmes. Aliás, menciono mais uma vez, esses dois são fantásticos. Todas as interações entre eles, por menores que sejam, são de pessoas que são casadas há 20 anos.
Mas voltando à história. Dobby, o elfo-doméstico-pé-no-saco, aparece para destruir a única paz que Harry tem na casa dos Dursley na tentativa de “Salvar Harry Potter!”. Sério, o Dobby é insuportável. Principalmente quando vira um “FREE ELF”. Nos livros subseqüentes, ele aparece e agrega uma série de personagens problemáticos e insuportáveis (a.k.a WINKY, a elfa-alcoólatra). Na verdade, o único Elfo-Doméstico legal é o Kreacher, mas isso é outra história. De qualquer forma, Dobby aparece, faz uma magia lá num jantar muito importante pros D. e o Harry é trancado no quarto pelo resto das férias.
ISSO AÍ. TRANCADO. NO. QUARTO. Eles até colocam uma portinha para passar comida.
Na real, qual o problema do Dumbledore? Ele acha mesmo que uma turma que tranca um menino de doze anos só porque ele é diferente por semanas é melhor do que viver no mundo bruxo e virar um esnobe-a-la-Draco-Malfoy??? Tudo bem. Quarde no seu coração todas as desgraças que o Harry passa porque no futuro, quando você se irritar com ele, tem que ter algo para pensar “Não, ele só está sendo babaca agora porque foram babacas com ele antes”.
Enfim, quando eu tinha 12 anos eu achei “ohh, que maldade”, mas agora com 21 eu achei “PUTA QUE PARIU, VOCÊS SÃO ADULTOS!!!! ELE É UMA CRIANÇA, SEUS IDIOTAS!!! QUEIMEM NO INFERNO”. Aí os Weasleys aparecem no carro voador (Fred, George, amo vocês para sempre), salvam o Harry, conhecemos o pó de flu, etc etc etc. Aí eles tentam ir para Hogwarts e a barreira não funciona. Tipo, NÃO-FUNCIONA. Nesse caso, o que você faria?
Minha eu de 12 anos, Harry e Rony: “Nossa, o pai do Rony tem um carro voador. VAMOS PEGAR O CARRO E VOAR PARA HOGWARTS!!!”
Minha eu de 21 anos: “Vocês são burros? Mandem uma coruja para Hogwarts e esperem os pais do Rony sairem da estação. Usar um carro voador não é inteligente, crianças.”
ÉÉÉ, fiquei chata. Enfim, eles VOAM NO CARRO ATÉ A ESCÓCIA. Óbvio, várias pessoas VEEM o carro. Depois de tanto esforço para esconder o mundo bruxo dos trouxas, hein??
Tudo bem, aí vem Hogwarts, aulas, quadribol, quadribol, o Harry quase morre com um balaço modificado (Dobby na tentativa de fazer Harry deixar Hogwarts. Óbvio que todas as vezes ele quase o mata), alguém foi atacado!, Gilderoy é mala, aulas, aulas, Harry fala com cobras!!!, Gilderoy é mala, o Snape é insuportável, aulas, aulas, Rony cospe lesmas, Draco Malfoy chama Hermione de Sangue-ruim, aulas, Ginny age estranhamente, aulas, aulas…
É basicamente isso. Descobrimos sobre o passado de Hagrid e por que ele foi expulso, descobrimos que assim como existem trouxas com poderes mágicos, existem bruxos que nascem sem magia. Descobrimos que a Murta-que-geme foi morta pelo monstro da Câmara Secreta… e aí vem a parte mais legal do livro: Tom Riddle.


Harry e Voldemort tem muito em comum. E parte dessas coincidências (que não são coincidências. Vamos falar disso nos próximos livros) começam a ser desvendadas aqui. Harry acha um caderno esquisito que responde a ele e conta a história de como o dono daquele caderno havia encontrado quem havia aberto a câmara secreta anos antes… O nome dele era Tom Riddle e ele era órfão e não podia se dar ao luxo de Hogwarts ser fechada… O que Riddle não sabia era que Harry era amigo do cara que ele havia “entregue” como herdeiro de Slytherin – Hagrid. Harry sabia que Hagrid nunca seria capaz disso e depois de “seguir as aranhas”, descobre a verdade…
Ao mesmo tempo, Hermione, a bruxa mais inteligente da sua geração, também descobre o que está atacando as pessoas mas é ATACADA. O desespero do Ron quando ele sabe disso é tão fofinho…
Aí eles FINALMENTE decidem contactar algum adulto para dizer o que eles sabem e para quem eles contam? PARA GILDEROY LOCKHART, A MAIOR MALA DO UNIVERSO. Sério mesmo, crianças. Ainda bem que vocês ficaram inteligentes com o tempo. Gilderoy era um farsante (ah, sério que ninguém havia desconfiado?) que pegava as histórias de outros bruxos e escrevia como se fossem suas, apagando a memória dos outros depois. Ao tentar fazer isso com Rony e Harry, o feitiço se volta contra ele (esqueci de dizer que quando eles aterrissaram em Hogwarts com o carro voador, a varinha do Rony quebrou e como ele é pobre, passou o ano inteiro com ela assim. Harry, por que você não pegou uma das suas moedinhas de ouro e comprou uma nova para ele? Sério, nunca vou entender.). Rony fica com Gilderoy e Harry se aventura na Câmara Secreta… sozinho.
E aí – TCHARAN.

TOM MARVOLO RIDDLE
I AM LORD VOLDEMORT
TOM SERVOLEO RIDDLE
EIS LORD VOLDEMORT
OH MEU DEUS!!! Tom Riddle é o jovem Voldemort, que também é o herdeiro de Slytherin e começou a sua limpeza étnica 50 anos antes e ainda colocou a culpa no pobre Hagrid que não tinha nada a ver com isso!!!! Ok, não vou mencionar que na tradução o segundo nome dele ficou SERVOLEO e depois não mudaram o nome do avô dele no sexto livro. Não vou. Não vou.
De qualquer forma, o diário era um lugar onde as memórias de Voldemort ficaram presas. Lembra lá no início quando eu disse que a JK não ata ponto sem nó? Então. Guardem essa informação no coração que logo tudo vai fazer muito sentido. Aliás, Harry vence de Tom Riddle e do Basilisco com ajuda do chapéu seletor, que lhe dá a Espada de Griffindor, e com Fawkes, a fênix de Dumbledore. Descobrimos que existem relíquias dos fundadores das casas e isso é uma informação MUITO importante também. E Fawkes tem um papel fundamental no futuro… Eu estou dizendo, esse livro pode ser entediante, mas é fundamental. Ele introduz um milhão de coisas muito importantes para o caminhar da história.
A Câmara Secreta, por focar tanto no Voldemort e no seu passado, é uma dupla perfeita com um dos meus livros favoritos da série, O Príncipe Mestiço. Aqui, vemos só o preâmbulo da história do Voldemort, que será conhecida com detalhes no futuro. E lembra quando eu disse que Harry e Tom Riddle tinham muitas semelhanças? Pois é, mas a principal diferença é essa aqui:
But I know why you couldn’t kill me. Because my mother died to save me. My common muggle-born mother”
“Mas sei porque você não pode me matar. Foi porque minha mãe morreu para me salvar. Minha mãe trouxa, comum.”
E aí o Tom Riddle ainda esnoba o Harry, falando que blábláblá, você é normal, cara, por que diabos eu perdi meu poder, já que sou o maior bruxo de todos os séculos? E, sério, cala a boca, Tom Riddle. Presta atenção! Ó! Olha ali, a presa do Basilisco no seu diário! E aí… PUF.
Adeus, Tommy.
Aliás, vamos lá, analisar o relacionamento Harry e Gina. A Gina tem um amor platônico por ele e tudo o mais e é muito insegura com relação a si mesma, por isso foi um alvo fácil para a manipulação feita pelo Tom e abriu a Câmara secreta para ele. Saber que Gina foi seqüestrada para a Câmara secreta é o que faz Harry e Ron agirem, para salva-la. Ele fica em pânico porque acha que Gina morreu, mas ao meu ver é só fraternal. Por enquanto. 

De qualquer forma, no final o Harry liberta o DOBBY. Sério, colega, ele tentou de MATAR! E temos mais um vislumbre do Sr. Malfoy. Aliás, tenho certeza que o Arthur e o Lucius brigavam MUITO em Hogwarts, porque se adultos, na Floreios e Borrões, eles quase saíram na porrada, imagina na escola??
Para finalizar: as pessoas da lufa-lufa que conhecemos até agora são MUITO CHATAS. Guardem isso no coração. Nos próximos livros, elas virarão empata-fodas. (CAHAM, Cedrico Diggory!)
Aliás, quem for fazendo as suas resenhas, favor adicionar o link no post original do Desafio Mágico!! Quero ler as resenhas de todo mundo e estou perdendo várias por aí.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2